sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Menino dos Olhos Tristes e o Gato Amarelo

O Menino dos Olhos Tristes e o Gato Amarelo
Ao Angel Lucas com amor.
O que vou contar realmente aconteceu.

As pessoas tem medo.Medo e vergonha de ter medo.
Existem regras que são seguidas religiosamente, por exemplo,nunca se deve olhar nos olhos de alguém quando se esta caminhando ,ficam irritados,o perímetro que destinamos como nosso território é de dois metros e ai de quem invadir este espaço,faça a experiência,quando for na padaria,ou na farmácia,ou na loja pagar o carnê verifique até onde teus olhos se fixam,nunca vão além e com isso perdemos de ver um pássaro numa arvore,ou alguém que te observa na sacada acima da lanchonete,ou um cão olhando entediado pra baixo.

Eu era assim, até conhecê-lo, um dia indo pro trabalho, distraído vi um menininho, deveria ter seis ou sete anos,moreno,cabelos bem cortados,rosto meio pálido,magrinho, olhando pra esquina de sua casa, acompanhei o olhar dele e enxerguei uma criançada jogando bola,as mãozinhas segurando as grades da frente de sua casa,a cabeça escorada,então nossos olhos se cruzaram e ele me passou toda a dor que sentia neste momento,minha respiração falhou,parei,algo estava errado,decerto sua mãe também sentia medo,medo que alguém tão frágil se machucasse ou sei lá o que.Aquilo me abalou,porque era tanta angústia que criança nenhuma deveria sentir,angústia é pros adultos,quando eles não as tem inventam,ou se é uma angustiazinha aumentam,aumentam e se entopem de remédios.
O olhar se fixou em minha mente, no serviço aqueles olhos pretos tomados de tristeza me seguiram durante o dia.
E foi assim durante a semana, sempre a mesma coisa,o menino com o olhar triste olhando ao longe,numa sexta feira não estava na cerca e indiscretamente olhei para a porta aberta,ele tava lá com um aparelho de nebulização ligado,a máscara transparente tapando a boca,uma fumaça saindo,olhando televisão.Entendi tudo,fui ligando os pontos,ele não podia correr porque tinha asma,esta era sua tristeza,queria brincar e não podia!
Em segredo acompanhava sua vida,sempre quieto,sempre cabisbaixo,certa feita sua mãe estava sentada em frente da casa ,o menino no colo,diminuí o passo e ouvi:

_Mãe porque não posso correr , jogar bola como todas as crianças?
Não ouvi a resposta, mas vi as lágrimas querendo cair dos olhos da mamãe.
Todos temos sonhos,isto nos move, empurra para que saiamos para trabalharmos,queremos uma televisão de 29 polegadas,um Blue Ray,uma geladeira de inox com frezzer em cima e gelo que sai na porta,uma máquina que lava ,passa,costura e chueleia,mas existe um garoto que sonha em correr.Um garoto que todo final do dia põe as mãozinhas magras na grade ,encosta a cabeça e sonha jogar futebol com os amigos,amigos que não tinha.
Numa tarde presenciei algo fora do comum, um gato amarelo invadiu o pátio,gatos são assim, não respeitam espaços,o menino o abraçou,e era uma criança normal,feliz como nunca o vi.Agora sempre o via com seu gato amarelo,não tinha mais o olhar arrasado,estava contente da vida.E consequentemente eu também estava feliz,e muito!
Uma vizinha bateu palmas no portão, uma senhora já velha, conversaram durante um tempo,no dia seguinte novamente estava lá o guri, na mesma posição,as lágrimas correndo de seu rosto e nem sinal do gato,como sabemos gatos provocam asma.
Quando voltei, a primeira coisa que enxerguei foram as luzes vermelhas piscando, uma ambulância,um enfermeiro todo vestido de branco o carregava no colo ,a boquinha puxando ar,como um peixinho tirado da água,o rosto azulado a porta do veículo foi fechada e não o vi mais.
Voltei no outro dia e no outro e no outro e nada, só a casa fechada!
_Isso não,meu Deus!Por favor,não,ele é só um menininho,não meu Deus!
Então sentei no meio fio e chorei,chorei,chorei pelo menininho do olhar triste, pelo gato amarelo, por mim,por ti,por não poder te sacudir e fazer entender que nada é tão importante assim,somente o amor que sentimos uns pelos outros.O pessoal passava e me olhava com pena ,outros riam achando que estava bêbado,ou drogado,você já viu alguém passar por ti na rua chorando?É tamanho seu sofrimento que não liga mais que olhem,eu deitei na grama e chorei,chorei porque não fiz nada, porque fui covarde.












Fui pra casa, tinha que trabalhar no dia seguinte,quando voltei , não acreditei, la estava ele!!!!!
Talvez tenha viajado pra serra, dizem que a serra cura tudo, mas o fato que estava la e bem corado.
Eu tinha um plano, fui ao centro comprei algo, pedi um embrulho vermelho pra chamar atenção, peguei mais cedo no batente ,larguei o pacote onde o gurizinho costumava ficar e parti.
Quando voltei , estava sentado numa sombra absorto, lendo o Pequeno Príncipe,noutra semana foi Meu Pé de Laranja Lima,e muitos outros escolhidos a dedo.Já o vi com expressões de espanto,de riso,de felicidade,mas não vi mais tristeza em seu olhar.Creio que ele entendeu que não pode correr como as outras crianças,mas pode voar,ser o Peter Pan com sua imaginação!



Para quem esta se perguntando se já falei com ele,digo que não,entendam que aprendi a vida inteira a não me meter nos problemas alheios,não é fácil mudar!
Edson Novais,Rio Pardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario,é muito importante para mim,me faz crescer,grande abraço.