quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Garoto dos Olhos Rasos de Mar

O Garoto dos Olhos Rasos de Mar



Sempre vou cortar meu cabelo quando já não da mais pra me olhar no espelho,nos últimos tempos não é necessariamente culpa dos cabelos,mas é geral mesmo,quando vou me escovar eu pergunto:
_Quem é tu? Onde foi parar o Edson guri,jovem,quem é este homem velho me olhando?
Então me respondo:
_Vai tomar no cú! O tempo é justo,não passa só para mim ele passa para todos.Cada dia que passa não é um dia a mais e sim um dia a menos,a taça esta esvaziando,deguste com alegria até a ultima gota!E no final estale os beiços e diga: Tava bem boa!

Coloco a língua pro meu reflexo e vou viver o dia.
Ah é,eu tava contado que fui ao barbeiro,pois neste dia o que sou cliente não estava e fui noutro,me sentei na cadeira estofada ficando cara a cara comigo mesmo novamente.Não sei porque cargas d´agua a voz de barbeiro vai me dando um sono que sempre passo vergonha,eu tava em alfa já, male e male ouvindo a cantilena do tosquiador quando entra uma mulher magra,cabelos pretos,procurei seus olhos no espelho,costume que tenho,e vi um olhar severo,e logo atrás dela um menino de seis anos,mais tarde ela falou a idade,sentou-se ,o guri veio pra sentar em seu colo e ela gritou:

-SAI DAQUI,NÃO TA VENDO QUE NÃO TE QUERO,NINGUEM TE QUER,TEU PAI NÃO TE QUER,TUA MÃE NÃO TE QUER,NINGUEM TE QUER!!!!
Todos silenciamos,eu levei um choque,primeiro demorou pro meu cérebro acreditar e depois um asco desta criatura foi se formando em mim,como alguém não iria querer um menino tão lindo? Seus olhos eram duas esmeraldas verdinhas,as buchechas vermelhas, cabelo crespo,então nossos

olhos se encontraram e li nitidamente:Tristeza,abandono,carência,falta de afeto.
Minha irmã suavemente perguntou se já estava na escola a mulher respondeu por ele:
_QUE ESCOLA,ISSO É ABOBADO,QUANDO ENTRAR NO COLEGIO VAI APANHAR DE TODO MUNDO,NÃO SABE FAZER NADA!

Um vermelhão estava subindo pelo meu rosto,que espécie de pessoa era aquela que estava matando a pureza de uma criança?
Então ela passou a contar que seu marido era casado com outra mulher e arrumou uma amante,deste romance nasceu o guri que ali estava,a mãe do menino não o quis e entregou pro pai,a mulher legitima o perdoou e passou a criar a criança.O homem não se endireitou e continuou galinhando,daí não teve perdão e se separaram,esta que estava no barbeiro era a atual e tava criando o bastardo,palavra dela!Que palavra feia,que palavra maligna,doentia.

Nos contou que seus filhos estavam com trinta anos e agora aparecia este estorvo pra ela,o menininho se encolhia ,como se cada palavra fosse uma chibatada em sua pele alva.

Lagrimas se formaram nos meus olhos imaginando como ele era tratado em casa,esta mulher era tão mentecapta que não entendeu o maravilhoso presente que Deus colocou em seu caminho,ela ganhou um tesouro e estava zangada,como podia?

Sentado com um pano nas costas,sentindo o cheiro de talco,ouvindo o barulho da tesoura as vozes foram sumindo e fiquei imaginando eu sendo o pai do gurizinho.

No final da tarde eu iria buscá-lo na escola e chegando em casa revisaria seus temas,iria jogar bola,depois pegaria o carro e iria na locadora pra escolhermos um desenho que olharíamos juntos comendo pipocas,então quando estivesse concentrando faria cócegas e riríamos ate doer a barriga!

O colocaria pra dormir e leria o pequeno príncipe e daria um beijo de boa noite com cheiro de Kolinos,como meu pai fazia.
No domingo iríamos na pracinha da matriz brincar de balanço e tomar coca-cola no city bar,voltando pra casa entraríamos correndo na sala porque estaríamos atrasados pra olhar pela milésima vez o Chaves!

Eu ensinaria pra ele que as pessoas nascem boas,a essência do ser humano é a bondade,mas que as vezes algo ocorre em suas vidas que elas vão matando o amor aos poucos até que sobre o rancor,a amargura,então elas ficam feias,porque o olhar morre,então elas não vêem mais o brilho dourado do sol,não sentem o cheiro da terra quando as primeiras gotas de chuva caem no chão,não se comovem com as lagrimas dos velhos,ou o riso inocente de

uma criança.Elas ficam vazias,não vivem mais,apenas passam pela vida!
ROBÔS! ZUMBIS!
Não enxergam a beleza da borboleta que demora tanto pra ficar linda e morre tão cedo,não fecham os olhos quando uma brisa acaricia o rosto dizendo que já passou por um campo de girassóis,

por uma cachoeira onde um ser de luz tava meditando,por um campo de arroz onde trabalhadores lavoravam a mãe terra!

Nada,não sentem nada.
Eu diria todo dia :
_Eu te amo,tu é importante para mim!Nunca esqueça disto!
Então as lágrimas desceram,na cadeira do barbeiro,com a cabeça abaixada eu chorei,chorei pelo que poderia ser e não é!




_Está pronto senhor,são cinco reais!
Tiro o pano de meu pescoço,pago,ligo o carro e vou pra casa.
Nunca mais vi o menino,o bastardo!
FIM.


Edson Novais,Rio Pardo,RS



P.S:Deitado em minha cama,ouço o silêncio,as lágrimas molhando o travesseiro,uma dor na alma, murmuro:
_Boa noite menino dos olhos rasos de mar,dorme com Deus,que o Anjo da Guarda te proteja porque eu sou covarde e não fiz nada por ti.

Um comentário:

  1. sem palavras pra dizer o q estou sentindo agora!!!
    sem explicação o q esta pessoa fez com este menino, e você como sempre,um grande companheiro. um amigo,um tio..... na verdade um PAI!!!!!! VOCÊ É UM GRANDE HOMEM, q adimiro muito!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario,é muito importante para mim,me faz crescer,grande abraço.