terça-feira, 20 de setembro de 2011

Meu Passat Implacável

Meu Passat Implacável


Trabalhei durante uns dez anos direto no frigorifico e movido pela pilha de meu cunhado Dóia,resolvi que era hora de ter um carrinho,pra ir passear com a nêga véia sob céu de blues,que eu não tinha,não tenho e não terei nêga véia não é o caso,é irrelevante,sei que a idéia tava me parecendo muito boa,e o querido dele pilha,eu tinha que propor um acordo com meu patrão pra receber a grana e comprar.

Primeiro obstáculo,o dono da firma era uma fera e eu tinha um medo dele que me pelava,como fazer?
Fiquei uma semana chuleando,onde ele ia eu ia trás, ensaiando como fazer,o que falar,quando tava em sua frente minhas pernas tremiam,minha voz falhava e eu perdia a oportunidade.
Era um domingo, seu Carlos estava passeando na firma, olhando tudo pra mandar reparar na semana seguinte,eu fui chegando devagarinho,cumprimente-io,ele respondeu curto e seco,mal sinal.
_Sabe se,se-seu Carlos eu queria pedir...
_Queria ou quer?

A coisa não tava fácil!
_Eu quero pedir pro senhor fazer um acordo comigo pra poder comprar um carrinho.
Ele deu um esboço de riso,depois percebi que ele já sabia que o estava seguindo,ficou me olhando,eu querendo que o chão se abrisse pra fugir,pensou,pensou.
_Esta bem eu faço,mas toma cuidado pra ninguém te enganar leva um mecânico.
Sábias palavras,como eu veria tempos depois.
Saí levantando vento antes que mudasse de idéia.
Anos mais tarde eu veria que aquela braveza não era seu verdadeiro eu,e sim, uma máscara que precisava usar,muito além daquele dia eu constatei que aquele homem era um dos seres mais justos que conheci,fiquei sabendo de pessoas anônimas que ele ajudou,o problema é que nunca contou pra ninguém e ficava aquela falsa impressão,de um homem duro,ríspido,mas não era,um outro Carlos me foi dada a oportunidade de conhecer,inclusive,tinha um senso de humor fantástico,irônico,um coração bom.
Fato é que eu tava com a grana na mão e pensei em quem levar ,pra não deixar eu fazer bobagem, e só vinha um nome,Dóia!Meio metido a conhecedor de carros,motores,parafuseta da rebimboca.
Concordou,sairíamos num domingo porque tinha feira no estacionamento do real,sábado de madrugada estávamos prontos,preparei meu fristick,pão com torresmo e pro almoço pão com torresmo!
Fomos no seu Fiat prêmio prata, tapando os furos da lata(só pra rimar!)(é, eu sei,foi péssimo!) e lá fomos nós,olha , foi pá e pá ,e o seco tava cabeceando ,quase dormindo na direção!

Mesmo sem carteira assumi a direção,a faixa era dupla e eu sentando o pé,quando vi terminou e começou a normal, vinha vindo uma carreta em minha direção,o querido pegou a direção de minha mão e torceu pro acostamento,quase nos cagamos todo,ele reassumiu e fomos bem belos rumo a porto alegre!
Chegando lá não tinha lugar pra estacionar, rodamos mais um pouco,bem estacionado o premio,( dois metros longe do cordão),tínhamos que atravessar a rua e tava uma doideira,zum,zum,zum,ficamos lá parados esperando,esperando,esperando,nos olhávamos aborrecidos e continuávamos esperando,até que uma morena chegou e apertou um botãozinho bem do nosso lado,imediatamente os carros pararam,ela nos olhou bem fixo,deu uma rabaniada com os cabelos,a boca se torceu com cara de nojo , atravessou a rua, e nós correndo atrás dela!!!!!
Chegando ao estacionamento vimos um milhão e meio de carros de tudo que era qualidade,preços,tamanhos,cores,olhamos tudo,ate fusca olhamos,imediatamente descartado,mas deu uma vontade de mijar e fomos ao toalet,mijamos tale coisa e fomos lavar as mãos,quando o Dóia colocou a mão a água jorrou,maravilha,e pra fechar a torneira?
Procuramos por duas horas e meia e não achamos,já estava indo procurar ajuda quando por milagre ela parou!!!

Muitos meses após ficamos sabendo que a torneira tinha um temporizador que auto desliga!
Bueno,fomos pesquisando, eu tinha dois mil,acima disto nem pensar,até que de longe vimos um clarão,nos aproximamos e eu vi!
Meninos eu vi!!!!!
Um Passat cor prata,lindíssimo,por mil e oitocentos!Imaginem!
Já imaginou?
Ta vou esperar!
Deu?
Eu bem que desconfiava!
Meu cunhado assumiu as negociações,arrumou mais duzentos pila de desconto,puta que pariu,era maravilha após maravilha!Mandou o cara dar uma acelerada e fez expressão de conhecedor,juro que eu fiquei tonto de emoção,imagina a sorte de ter um cunhado tão perito!!!!!
Minha mana tirou a sorte grande,eu pensei!

Tudo certo ,eu ficaria com o poderoso,me abaixei, tirei um saquinho preso em minha canela ,dentro dele o dinheiro,era um bolo de notas,o vendedor pegou a grana e saiu correndo,eu estranhei,mas tudo bem meu amigo deu o ok,pra mim tava tudo perfeito!
Nos preparamos pra vir para casa,mas antes o bonito me convidou pra almoçar num restaurante muito fino no centro da cidade,como tínhamos poupado tanto,era o mínimo que podia fazer em retribuição e fomos a pé mesmo.
Chegando lá , foi entrando , eu pensando que era só a garagem do restaurante,mas ledo engano, a garagem era o próprio restaurante!
Veio um arroz sequinho ,eu tentando adivinhar em que década foi feito,sobras de tudo que era tipo!!!
_Ta bom o almoço,Edson?
Almoço?Pensei!
_Ah sim,uma delicia,!Não podia magoar o coitado.
Pegamos nossos carros,eu vim com o dele, já que ele era mais veterano na pilotagem,chegamos bem ,tudo beleza,quando descemos percebi uma estranha expressão de preocupamento em seu semblante,mas não dei muita importância.

Peguei meu carro e fui pra casa,quando engatei a primeira o bicho deu um pulo que quase me caiu os butiás do bolso,mamãe veio correndo já atirando uma água benta por cima pra evitar olho gordo,mas creio que tava fraca a água porque o olho grande pegou,ah pegou!
Coloquei todo mundo dentro,mãe,pai,tia,primas,sobrinhas,cachorro,Edi milhafafa,Norato,e dei a partida,o carro deu um suspiro e saiu ,consegui chegar até a esquina,todo mundo desceu e empurramos o carro de volta pra casa!!!!!!
Não vi meu cunhado naquela semana,engraçado,tava sumido!

Chamei um mecânico de fama internacional,chamado André ,mais conhecido por chaco-chocho , ele disse que o problema era a bóia de água do cano de descarga ,juntamente com o rolamento do limpador de parabrisa,muito bem,levou o Passat, e dois dias depois entregou,tava joinha!
Coloquei todo mundo dentro,mãe,pai,tia,primas,sobrinhas,cachorro,Edi milhafafa,Norato,e dei a partida,o carro deu um suspiro e saiu ,consegui chegar até a esquina,todo mundo desceu e empurramos o carro de volta pra casa!!!!!!
O bicho fumaciava mais que os pedreiros na cracolândia

Veio um outro mecânico e o levou,eu murchinho ,já quase me tocando que tinha feito cagada!
Mas o carro tava andando,naquela manhã tinha que levar minha irmã Rose no trabalho , para isso atravessaria a perimetral,uma avenida mais esburaca que as bundas com celulites das minhas irmãs!
Muito bem,mana véia beiçuda entrou no carro,atirou o cabelo prá trás fez cara de tédio e sentou,eu entrei ,liguei o radio,sintonizei na Rio Pardo Am,que era só que pegava mesmo e fui,o carrinho deu uma tossida,uma peidada e andou, e lá fomos, alegritos,pobritos mas faceritos!

Eu com o cotovelo pra fora da janela,com um palito nos dentes,sempre via os motoristas fazendo isto,só não quis limpar o nariz,daí já era feio!
Acelerei pra vinte,naquele dia eu tava correndo,queria impressionar minha irmã,a bisca nem se abalou,abaixei a cabeça pra mudar a estação de radio, quando a levantei o carro tava indo prum barranco,em vez de frear ,acelerei,o carro só parou porque a cerca não deixou ir mais!

Desci ,as pernas tremendo,olhei a mana,o rosto tava num vermelhão só,mas de raiva,tentei falar com ela,mas só vi uma mão fazendo sinal pra eu calar a boca e foi andando pisando duro sem olhar pra trás,porque se olhasse veria todo os trabalhadores do frigorifico vaiando escorados na cerca,que vergonha!


Seu Carlos mandou um trator me tirar da valeta e fui pra casa,o carro amassado dum lado.
Eu teria que por na garagem,mas era muito estreita a passagem ,fui pedir uma mão pro não tão querido Dóia,ele chegou ,mirou a largura,olhou pro carro e deu a partida , meteu na parede lateral , foi arranhando do começo ao fim,só parou porque deu de encontro ao fundo!
O carro tava amassado e arranhado!
Deixei -o na lateral do mercado que o, não tão querido cunhado tinha,vieram os ladrões roubaram a venda e nem sequer mexeram no carro,ficaram com pena!Ainda por cima deixaram um real no banco do motorista!

Finalmente ,após muitas lágrimas de minha parte,um mecânico me disse que tinha de fazer todo o motor,juntando o restante de uns pilas, mandei concertar,quando o carro tava indo pra oficina saiu uma fumaceira e a gurizada que tava na rua gritou:
_Olha só,parece a torcida do xavante!!!!!!
Ficou o nome de xavante,todo santo dia o profissional achava um defeito e eu mandando arrumar,até que estava mais liso que bunda de índio!
Voltou o carro,mas nisso ,eu não queria nem ver mais o diabo,meu cu(abreviação de cunhado,porque se fosse bom não começava com cu)me sugeriu que o colocasse a venda,pondo um anuncio no Jornal de Rio Pardo,concordei e ele redigiu:
“Vende-se Passat,ano 78,prata,impecável!”
Muitos se interessaram,na verdade só um,que veio e fomos mostrar,quando viu o amassado e o arranhado de fora-a fora ,que o querido tinha feito,exclamou:
_Impecável?Isto é implacável!!!!!!

Virou as costas e nunca mais foi visto.
Mandei arrumar o amassado e o arranhão,o motor tava tinindo,mas eu já não tinha amor no xavante,só um desprezo profundo
O vendi e nunca mais, pela graça de Deus, o vi nesta puta vida!
O cunhado não tem jeito,tenho que ver!
Fazer o que,né?
FIM



Edson Novais , Rio Pardo,RS
P.s:Este causo tem uma segunda parte só que é a compra de um televisor a cores comprado em Porto Alegre pelos classificados da zero hora,claro, fui levado pelo querido,me aguarde!

Um comentário:

  1. Crescer só se for pros lados né edson!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkk brincadeirinha vamos lá,olha se eu fosse da FINA FLOR DA VILA NOVA eu te deserdaria com essa história mas como eu sou da ELITE RIOPARDENCE ñ tenho nada a ver com isso kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!Parabéns abração Diou!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario,é muito importante para mim,me faz crescer,grande abraço.