segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Minha Alegria Atravessou o Mar e Ancorou ........No Hospital dos Passos!?!?!


Nunca pude entender como alguém pode gostar de carnaval,não me entra na cabeça de pessoas que o ano todo aparentemente são normais,dentro dos parâmetros da normalidade que a sociedade aceita e dita (falei tão difícil que nem eu entendi mais nada),por exemplo as mulheres andam na rua com a cabeça empinada, cheias de honra e pudores que são precisos,claro,e nos quatro dias andam com o cú de fora mostrando pra todo mundo,e quem não olha elas esfregam na cara!

Esposas,mamães(menos a minha)donas de casa,mulheres respeitáveis são possuídas por uma loucura generalizada e saem com a bundança chacoalhando pela avenida Andrade Neves,tudo peladas com as tetanças querendo sair fora das roupas sumarias.

Como isso?

Se durante o ano uma dona de casa caminha na rua e um macho tarado olha, ela faz um escândalo e chama a policia e vem o marido e puxa a faca e da um rolo danado,mas no carnaval o mesmo marido enche o cú de trago , fica batendo feliz num tamborzão enquanto a esposa digna e respeitável sai rua fora com a bucetança de fora cantando e sambando!

Claro que algumas, me deu uma tristeza danada ao ver sem roupa,era preferível com roupas,bastante roupas,muitas roupas!
Nunca vi tanto buraco de celulite,pensei que fosse a esposa do bob esponja!

Amigos antes que fiquem zangados comigo me dêem uma chance e continuem lendo que eu vou explicar tudo!


Eu pensava assim até que....

Era noite de carnaval, sempre me dava vontade de me esconder nestes dias,minha sobrinha Tassinha era pequena e tava louca pra ir,pediu com aqueles olhinhos de criança com fome ,neste caso de carnaval,tenho prá mim que eles fazem isto conscientemente,lançam aquele olhar 43 sabendo que não resistiremos,mas era só por ela mesmo que eu faria isto,claro que a marvada queria ir comigo porque sabia que pagaria todas as suas vontades ,doce,refri,cachorro,balão,e tudo mais que qualquer vendedor oferecia,tomei banho,me arrumei e a levei.

A rua estava lotada,não sei de onde saiu tanta gente,todo mundo se pechando,perfumes de tudo que era qualidade,e asa também de toda as qualidades,e outros cheiros tambem ,sei la ,cú sujo,era esbarrão,mão na bunda,bunda na mão,até que achei um lugarzinho em frente a farmácia do povo,ali nos sentamos,eu com uma cara de poucos amigos,com calor,apertado,tava contra minha vontade,que inferno!!!!!!

_BUM_BUM_BUM!!!!
O barulho infernal tava arrebentando meus tímpanos,homens batendo com toda força nos tambores,o suor escorrendo pelo rosto,as fantasias feitas de plástico vagabundo,sem brilho,sem força,sem nada,me deu uma pena que em vez de aplaudir me deu vontade de chorar!O carro alegórico tinha que ser chamado de elixir paregórico de tão ruim.
_BUM_BUM_BUM!!!!!
Agora vinha vindo a Zeneidão que não sei porque milagre da gravidade se mantinha em pé tamanha era sua labirintite(creio eu) porque mal se segurava nas pernas:
_DI_DI_DI,GOSTOZÃO-GOSTOZÃO-GOSTOSÃO!!!!!!!
_BUM-BUM-BUM!!!!

E o couro comendo,eu sem acreditar em como as pessoas gostavam daquilo.
Nisto entrava o bloco Sacarrolhas,uma explosão de fogos de artifício me chamou atenção era um diferencial no marasmo da noite,esperei passarem por mim,então, ao ouvir os surdos batendo, algo aconteceu com meu dedinho mindinho,começou a descer e subir conforme a batida do tambor,logo os outros dedos o imitaram,então meu pé todo tava balançando!!!
_BUM_BUM_BUM!!!
Este ritmo tava comandando as batidas do meu coraçãozinho e acelerava cada vez mais,um pingo de suor se formava em minha fronte,eu não tava agüentando!

Minha perna começou a balançar!
Meu braço,meu corpo!!!!!!
Levantei e estiquei os dedos,e sacudi os braços pra baixo e pra cima e

cantei!!!

E dancei!!!!
E sambei!!!!
Na avenida eu sambei,ah como eu sambei!!!!
Segui o bloco pulando como desvairado!

Quando terminou fui pra casa e dormi cansado.
No outro dia eu tava pensativo,tentando achar uma explicação e concluí que um espírito baixou em mim,me possuiu,talvez o exu carnavalesco.
Mas tomei uma decisão,pra entender o furacão eu tinha que entrar no furacão!
Procurei duas amigas ,na verdade duas amigas da minha irmã Rosaria,Lígia e kity,eu gostei tanto delas que roubei-as da minha mana,fui procurá-las e pedi que deixassem eu desfilar no bloco Sacarrolha,Kity olhou pra mim e lançou aquele sorriso característico dela,suave,cheio de sabedoria,parece que me dizia:

_Ué,não era tu que não gostava de carnaval?
Claro era coisa de consciência pesada,todo caso baixei os olhos antes que descobrisse mais segredos meus.
Mas deixaram eu desfilar e foi muita gentileza assim de ultima hora,quando baixou a noite fui pra concentração o que eu nâo sabia era que para o desfile acontecer tinha os bastidores,preparação,trabalho árduo,eu comecei a ficar nervoso,tava chegando a hora,estávamos na escola técnica da cidade,coloquei uma roupa branca de palhaço,ou era pierrot,creio que pierrot,cheia de guisos,fitas prateadas,alpargatas brancas,um chapéu

cônego,linda fantasia e eu com as pernas tremendo,então bebi um golinho de samba,me fizeram a maquiagem,bebi mais um golinho e outro e outro,até que não tava tão nervoso mais.
Da janela ouvia o bumbumbum e meu coração acelerou,comprei uma cerveja e bebi,tava bem boa,bem geladinha,comprei outra.

Fomos pra frente,nos abraçamos desejando sorte uns aos outros,irmanados pela alegria,eu começava a entender!
Arildo trovejou no microfone:
_É agora pessoal,vamos deixar a alegria tomar conta!!!!
_Segura Sacarrolhas,a hora é esssssssaaaaaaaaa!!!!
_BUM_BUM_BUM!

Comecei a chorar ,uma emoção tão grande ,tão perturbadora e comecei a sambar,livre,leve e solto,o povo aplaudia e eu me curvava e dizia:
_É tudo por vocês,é tudo por vocês!!!!
E dele passinho que eu nem imaginava saber,fazia breques,me atirava no chão,dava pulos no alto,rebolava ,retosquiava,as mãos pro alto,as mãos estendidas,as mãos em agradecimento.
E dele passinhos!
Até que.
Até que ao passar em frente aos jurados eu caí desmaiado,não vi mais nada,nadinha.

Escuridão.
Acordei com uma ferroada na cabeça,abri os olhos lentamente,tudo doía,olhei pro lado,branco,paredes brancas,cama,lençol,tudo branco menos o calção que eu tava,era verde claro,de indigente!
A primeira coisa que pensei:
_Morri!
Veio uma enfermeira e perguntei onde estava:
_No hospital,tu veio com coma alcoólica,berrou,chorou,se mijou,tivemos que te pelar e colocar esta roupa e depois apagou!
-Naão,meu deus diga que não fiz isso!
_Fez sim,a enfermeira falou com uma expressão de vingança e satisfação no rosto.

Escondi meu rosto no travesseiro ,mamãe chegou,espumando de braba,me levou pra casa , me contou que fiz meu bloco perder por causa de meu fiasco.Ai que dor!
Procurei as meninas e pedi desculpas,com toda gentileza Kity me desculpou e garantiu que a culpa não era minha,mentirinha dela pra me confortar.
Depois fiquei sabendo que vomitei em cima dum carro na descida do cinema,chamaram minha mãe e me levaram pro hospital.

Mas mesmo passando por estes contratempos eu entendi,achei a resposta ao que procurava,o carnaval é a expressão maior de alegria de um povo,é extravasamento de alegria contida,é a explosão de felicidade e liberdade ,o ano todo o povo se contem,se cala perante pessoas grosseiras,agüenta chefes mau educados,trabalho que não gosta de fazer mas

sem opção fazem,e nos quatro dias não querem pensar em problemas,tristeza,preocupações,só alegria,a nudez quer dizer liberdade,não existe vulgaridade,só beleza, beleza dos que tem coragem de mostrar o corpo que é a criação mais perfeita de deus.Tudo comandado pelo ritmo dos tambores,da cuíca,do ri pinique,do apito,das fantasias,nada é feio,feio é prejulgar,como eu fiz.



Edson Novais,Rio Pardo,RS





P.S:A quem possa interessar nunca mais desfilei,o preconceito sumiu mas o medo não,e tu ja sabe o que aconteceu da ultima vez!Beijos fiquem com Deus

3 comentários:

  1. Tu é DEMAISSS!!!Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Leio , releio e não me canso....Tu é DEMAISSSSSSS !!!!! Beijos meu querido amigo....

    ResponderExcluir
  3. Leio , releio e não me canso....Tu é DEMAISSSSSSS !!!!! Beijos meu querido amigo....

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario,é muito importante para mim,me faz crescer,grande abraço.